Portfolio - Escola de Fotografia

Área do Aluno

Arquitetura Modernista de Curitiba
Segue até 21 de março na Carmesim Espaço de Arte e Design


Arquitetura Modernista de Curitiba

As mudanças na Arquitetura não ocorrem segundo mutações súbitas ou mesmo de curto prazo. Entre duas obras limiares indicando rumos diferenciados e opostos, haverá sempre aquelas com dosagens variadas tendendo à antiga ou à nova direção.

Nesse sentido, conceitos como “inovador” ou sua radicalização “revolucionária” têm validade muito limitada. Num ambiente como o da cultura brasileira da primeira metade do século XX, fica particularmente evidente que “evolução” é sempre mais verdadeiro que “transformação”.

Na Arquitetura produzida em Curitiba, observa-se que entre a primeira manifestação claramente modernista – a casa de Frederico Kirchgässner – e sua consolidação definitiva – o início do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, em 1964 – há uma sucessão de obras apontando a nova direção.

Algumas sumamente vistosas – como a construção do Centro Cívico Estadual, o Conjunto da Reitoria, as obras de Vilanova Artigas – todas importantes em diferentes escalas, representando a legítima “vontade de modernidade” contra as forças culturais e sociais de inércia.

A amostragem de 23 fotos do Washington Takeuchi é centrada principalmente nesse período, embora extrapole dele em mais de um momento. Mas, com seu olhar aguçado para as questões do espaço da cidade e da Arquitetura, nos oferece um sentido evolutivo das ocorrências curitibanas.

As informações acima foram extraídas do texto elaborado pelo arquiteto Key Imaguire Jr, para apresentar a exposição “Circulando pela Arquitetura Modernista de Curitiba”, que estará aberta entre os dia 18/02 à 21/03/2015 na Carmesim Espaço de Arte e Design na Rua Dr. Faivre, 621 – Centro, com abertura ao público no dia 18/02 às 20:00 e após, das 10:00 às 19:00 se segunda à sábado.

Washington Takeuchi é fotógrafo, cujo trabalho focado na cidade de Curitiba (sua história, sua arte, sua cultura, sua geografia, sua arquitetura e sua gente) alimenta o blog www.circulandoporcuritiba.com.br há seis anos, onde diariamente e ininterruptamente uma foto é publicada acompanhada de um pequeno texto.



Está interessado nesta Exposição?

Nos informe seus dados, e assim que possível lhe retornaremos:


*Campos Obrigatórios