Descrição
O Retrato Fotográfico – Uma visão pessoal
Com Márcio Scavone
22 e 24 de outubro
Desde a publicação de seu livro de retratos divisor de águas “Luz Invisível” Scavone tem sido reconhecido como um dos maiores retratistas brasileiros.
Segundo ele, para se construir um grande retrato uma soma de esforços psicológicos, criativos e técnicos é instintivamente realizada pelo fotógrafo, às vezes até inconscientemente.
Estes três ingredientes do “portrait” serão analisados e discutidos em profundidade.
O retrato de rua, quando o anônimo se transforma em personagem de ficção, e o retrato encomendado onde o retratado é objeto de síntese visual imerso em seu ambiente, roupa e pose serão focos deste workshop.
No primeiro encontro Scavone fará uma apresentação visando instigar e provocar seus alunos a reagirem criativamente ao conteúdo a que serão expostos.
No Segundo dia, os participantes deverão produzir os trabalhos propostos, ou mesmo buscar e editar a partir de seu próprio acervo.
No terceiro dia haverá uma leitura individual do material trazido pelos alunos em resposta, e conforme, conduzidos pelos conceitos de retrato estudados no encontro.
Datas e Horarios:
22 de outubro das 14h às 17h
24 de outubro das 10h às 13h
Vagas: 12
Marcio Scavone começou a fotografar profissionalmente muito cedo.
Com 16 anos já era assistente do fotógrafo modernista catalão Marcel Giró.
Ele diz escreve quando fica impossível fotografar e vice versa.
Para ele: “Todo retrato é um autorretrato, pois deixamos um pouco de nós
mesmos em tudo que fazemos.”
Seus retratos icônicos de Pelé, Roberto Burle Marx, Fernanda Montenegro e Oscar Niemeyer são referencias na fotografia brasileira.
Suas fotografias de publicidade foram, premiadas com o Leão de ouro em Cannes e o Grand Clio em Nova York.
Foi escolhido como um dos 50 fotógrafos do mundo para figurar no livro comemorativo dos 50 anos das câmeras Hasselblad.
A renomada revista sueca Forum, publicada pelas cameras Hasselblad assim definiu seu trabalho de retratos: “Scavone é um grand master da técnica, ,mas alimenta-se de sua sensibilidade para penetrar embaixo da pele de seus retratados.”
É membro da Academia Paulista de Letras desde 2017.