Descrição
Curso Híbrido (online + presencial) de 12 a 31 de julho
A nudez é uma das principais formas de expressão artística – sendo, inclusive, consagrada como clássico e comum a basicamente todos os períodos da humanidade e em diversas culturas.
O nú pode ter variadas interpretações e significados, da mitologia até a religião, passando pelo estudo anatômico, ou ainda como representação da beleza ideal estética da perfeição, como na Grécia Antiga. A arte foi, desde sempre, uma representação do mundo e do ser humano. A sua representação variou com os valores sociais e culturais de cada época e cada povo, e assim como para os gregos o corpo era um motivo de orgulho, para os judeus e, depois, para o cristianismo, era motivo de vergonha, era a condição dos escravos e dos miseráveis.
O curso NU POÉTICO nos convida a refletir sobre o corpo e seus efeitos oriundos de seu lugar na arte e na cultura, a partir da compreensão da produção de artistas, fotógrafos e cineastas que nos ajudam a refletir sobre a dimensão da poética da nudez. Através desta reflexão iremos produzir imagens de nus artísticos levando em conta aspectos técnicos como luz e sombra, direção dos gestos corporais da intérprete assim como o simbolismo e subjetividades.
Primeiro encontro – Online :
Terça, 12 de julho das 19h às 21:30h
escrever com a luz e o corpo: Apresentação do trabalho e introdução do nú artístico na fotografia e história da arte com referências na fotografia, cinema, literatura, pinturas e esculturas(Francesca Woodman, Walerian Borowczyk em contos imorais, Trópico de Câncer, de Henry Müller, Delta de Vênus de Anais Nin, A origem do mundo de Gustave Courbet, 1866, Michelangelo de Leonardo da Vinci…) Atividade para o próximo encontro: autorretrato em preto e branco em espaço privado.
Segundo encontro – Online:
Terça, 19 de julho das 19h às 21:30h
Avaliação e discussão quanto as imagens realizadas, dinâmica em grupo com propostas sobre os títulos das obras e motivações.
O fazer nú como ato político, despir-me para vestir um conceito e subjetividades.
Atividade para o próximo encontro: mimetismo, nu natural.
referências de nú na história da arte clássica e contemporânea.
Terceiro encontro – Online:
Terça, 26 de julho das 19h às 21:30h
Avaliação e discussão quanto as imagens realizadas, dinâmica em grupo com propostas sobre os títulos das obras e motivações assim como estudo das referências trazidas.
Censura nas redes sociais e outros espaços possíveis expositivos dos trabalhos.
Estudos de figurinos e elementos que compõem a cena e amparam a narrativa seja ela surrealista, romântica, fantasmagórica etc…
Quarto encontro – PRÁTICA PRESENCIAL:
Sábado, 30 de julho a partir das 8h
O encontro será na TOCAIA CRIATIVA em Curitiba.
Prática presencial e coletiva com intérpretes atrizes e ou bailarinas. A locação onde acontecerá a produção ainda não está definida e irá depender do clima no dia da produção. A produção poderá ser na própria casa (TOCAIA) ou em uma locação externa.
Obs.: Caso a locação seja externa, uma Van levará o grupo e retornará no final do dia para a TOCAIA CRIATIVA.
Obs.: Para este encontro os participantes deverão trazer elementos e figurinos já pré-estabelecidos durante o processo criativo)
Obs.: Não haverá parada para almoço. Sanduíches, frutas, água e suco serão disponibilizados durante o dia da produção. Os participantes também podem levar opções de lanches, caso prefiram.
Quinto encontro – Presencial:
Domingo, 31 de julho
O encontro será na TOCAIA CRIATIVA em Curitiba.
15h: Apresentação final, discussão e análise dos trabalhos produzidos
19h: Pizza e vinho numa confraternização final de um lindo processo criativo.
VAGAS: 8 participantes
VALOR: R$ 1780,00
(Pagamento em até 3 parcelas sem juros no cartão – ou diretamente no pagseguro para maiores parcelamentos)
Professora e artista HELOISA MEDEIROS:
Artista visual, formada em fotografia Fine Art pela Escola de Fotografia Artística EFA. Professora de fotografia fineart e de moda em Porto Alegre, ela já teve suas obras expostas na Bienal de Veneza, Paris, Mallorca e Buenos Aires, assim como SP, Curitiba e POA. “Quero que minhas fotografias provoquem reflexão e estranhamento. Acredito que monstruoso e sublime podem dialogar muito bem nas artes visuais. Misturar cenários tétricos com personagens etéreas, me encanta. Penso que a fotografia como expressão artística deve ser densa, profunda e contundente. Não apenas bela.” A partir desta premissa, ela vem construindo cuidadosamente sua trajetória traçada para construção de um projeto autoral, contemplando assim, suas particularidades e lirismos.