Com o fotógrafo e ambientalista Zig Koch
Como é o curso "Foco na Natureza"?
O que vou passar no curso é a minha experiência ao longo de mais de 25 anos como fotógrafo de natureza de forma direta e prática. Ao longo de todo o curso será salientado o olhar para os assuntos relacionados à natureza e como transformar o que estamos pensando e vendo em imagens belas que sensibilizam.
O roteiro colocado aqui é uma linha mestra ele não será em momento algum rígido seguirá o interesse dos alunos.
Eu separei este workshop em três "módulos":
O primeiro serão as aulas teóricas em Curitiba, onde vou passar de forma teórica os conhecimentos acumulados ao longo da minha vida profissional.
Ao final de cada aula, tanto prática quanto teórica, serão passados slides com comentários sobre técnicas utilizadas, dificuldades e curiosidades.
O segundo módulo é um final de semana de fotografia, onde cada aluno poderá exercitar o que aprendeu no curso teórico utilizando seu próprio equipamento. Sempre estarei por perto para tirar dúvidas.
Este curso será em uma reserva particular chamada Volta Velha (http://www.reservavoltavelha.com.br) no norte de Santa Catarina. Este modulo é onde os alunos vão ter a experiência de como é o trabalho de fotografia em campo. É a oportunidade para todos tirarem as dúvidas, pois estarei disponível todo o final de semana.
E o terceiro "módulo", é a "AVALIAÇÃO DOS ALUNOS". É um encontro onde os alunos irão passar as fotos tiradas na aula prática e outras se desejarem. É muito proveitoso e divertido.
Tem pré-requisitos?
O principal é gostar de estar em contato com a natureza, ter disposição para caminhar, gostar de falar sobre fotografia outras com pessoas e é claro, gostar de fotografar.
O aluno precisa ter algum equipamento?
Sim, pois nas aulas práticas cada um irá fotografar com seu equipamento. As câmeras reflex (SLR ou D-SLR) são as que tem mais recursos portanto as mais indicadas para o curso, mas com as compactas avançadas o aluno também terá um bom aproveitamento.
Um tripé é muito importante e o máximo opção de lentes que tiver.
Caso queira fotografar com filme, eu prefiro que levem cromo ao invés de negativo. São filmes mais críticos, portanto melhores para cursos. Também são melhores para a aula de avaliação. Eu recomendo um filme de ISO 100. Os filmes rebobinados tem um custo melhor.
Para quem quiser fotografar com câmera digital, tem que lembrar de levar cartão suficiente para o final de semana prevendo fotografar em RAW e JPG, ou um backup que possa descarregar as imagens produzidas.
O que levar nas aulas teóricas?
Caderno para anotações, caneta ou lápis. A partir já da primeira aula, quem quiser poderá levar seu equipamento para tirar dúvidas do funcionamento e das funcionalidades.
O que levar nas aulas de campo?
Equipamento fotográfico. Equipamento pessoal. Roupas de inverno, poderá estar frio. Calçado confortável e seguro. Nas trilhas o terreno é irregular e o pé deve ficar firme e protegido de eventuais torções. Uma boa opção é ir com botas de caminhada que dão mais firmeza. Quem preferir poderá ir com botas de borracha.
Barrinhas energéticas ou outros lanches rápidos são uma boa idéia para as trilhas.
Coisas para higiene pessoal. Capa de chuva. Lanterna para caminhadas à noite. O local é uma pousada simples mas com conforto.
Qual o roteiro da aula de campo?
Saída às 18:30 da Escola Portfolio. Chegada na reserva às 20:30. Jantar e uma projeção em uma oca feita por indígenas no Xingú. Conforme a disposição e as condições climáticas poderemos substituir a projeção por fotografias à noite lembrando que será lua cheia.
No sábado saída bem cedo para uma das trilha selecionadas. Ficamos até o final da manhã. Retorno para a pousada para o almoço.
À tarde percorreremos outra trilha até um sambaqui com retorno para o jantar. Farei mais uma projeção a noite ou fotografaremos.
No domingo, bem cedo sairemos para fotografar uma cachoeira que fica uns 20 km da pousada. Passaremos a manhã fotografando retornando para o almoço.
À tarde faremos exercícios de macro-fotografias próximo à pousada até o final da tarde quando voltaremos para Curitiba.
Como funciona a avaliação?
Na avaliação os alunos trarão uma seleção das suas imagens, (as que cada um julgar que devem ser comentadas) que serão projetadas para toda a turma. Cada um argumentará sobre as suas fotos e eu farei comentários. Esta é a aula mais divertida onde todos se confraternizam e onde cada um irá perceber o que pode melhorar.
Observação. A programação poderá sofrer alterações conforme o clima.
Qual o conteúdo do curso?
Abaixo seguem alguns tópicos que serão abordados durante o workshop:
- Conceito do que é fotografia de natureza;
- Equipamento mais apropriado para cada situação na natureza.
- Como utilizar os recursos da sua câmera para fotografar a natureza;
- Diferentes lentes para diferentes assuntos, como escolher a mais correta?
- Cuidados com o equipamento;
- Tirar o melhor proveito da luz natural para diferentes tipos de fotografia;
- Elementos para compor uma fotografia;
- O que fotografar na natureza;
- Visualização da fotografia;
- Aprender a fotografar com a luz natural;
- Aprender a ler o histograma;
- Dicas para arquivar as fotografias;
- Fluxo de trabalho para fotografia digital;
- Transporte de equipamento;
- Como trabalhar com as condições naturais de luz e clima;
- Fotografia de paisagens;
- Como utilizar flash na natureza;
- Uso de suportes (tripés);
- Fotografia de água em movimento;
- Fotografia de animais e plantas;
- Macro fotografia;
- Como se comportar em campo;
- Planejamento de viagens;
- Comentários sobre natureza e conservação.
Horário das aulas
- As aulas teóricas serão nos dias 21, 22 e 23 de Setembro, das 19:00 às 22:00 na Escola Portfolio.
- A condução para a aula de campo na Reserva Volta Velha sairá às 18:30 no dia 24 de setembro sexta-feira, com retorno no dia 26 de setembro, domingo à noite.
- A chegada e saída será na Escola Portfolio.
- A avaliação das imagens está prevista para o dia 29 de setembro a partir das 19:00 na Escola Portfolio.
Data:
Dias 21 a 26, e 29 de setembro
Investimento:
À vista R$ 650,00 ou
em 4 parcelas de R$ 185,00.
Ex-alunos da Portfolio tem 10% de desconto no valor do curso. Alunos que estejam cursando o Curso Anual da Portfolio tem 20% de desconto
Obs.: no valor já estão incluídos os custos com transporte, alimentação e duas diárias de hospedagem na Reserva Volta Velha.