Portfolio - Escola de Fotografia

Área do Aluno

Beleza Afro-Brasileira
Com Giancarlo Mecarelli


Beleza Afro-Brasileira

Com a intenção de homenagear a cultura afro, Giancarlo Mecarelli concebeu e produziu a exposição “Beleza Afro-Brasileira”. O conceito desta exposição tem seu foco na beleza da mulher afrodescendente. Essa percepção estética é materializada a partir de retratos de mulheres que fazem trabalhos cotidianos diversos, que vencendo a timidez posaram pela primeira vez para um fotógrafo profissional. A beleza que transparece nas fotos documenta a força e a expressividade dessas mulheres.

 

A ideia de associar as fotos a trechos extraídos de obras de Jorge Amado surgiu do encontro entre Giancarlo e Ovídio Poli Junior, escritor radicado em Paraty que cuidou da seleção dos textos. Texto e imagem estão em permanente diálogo, de modo que se perceba a proximidade entre o universo feminino contido na obra do escritor baiano e a beleza das mulheres negras que compõem a paisagem humana brasileira, com todos os seus contrastes.

 

A mostra foi exposta pela primeira vez em 2006 na Galeria Zoom de Fotografia durante a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, que naquele ano teve Jorge Amado como homenageado. Em 2011, treze fotos foram expostas na Centro Cultural dos Correios durante o FotoRio. Em 2012, em homenagem  ao centenário do nascimento do escritor baiano, a Escola Panamericana de Artes em São Paulo promoveu uma nova exposição com 30 imagens, entre elas a Eva negra, que simboliza uma volta à origem e ao berço da humanidade.



Está interessado nesta Exposição?

Nos informe seus dados, e assim que possível lhe retornaremos:


*Campos Obrigatórios