Portfolio - Escola de Fotografia

Área do Aluno

Exposição Serra Catarinense
14 de Março à 9 de Abril na Galeria Portfolio


Exposição Serra Catarinense

Os municípios de Bom Jardim da Serra, Urubici e Bom Retiro são o cenário da exposição Serra Catarinense, exibida na Galeria Portfolio por Lucas Pontes a partir das 19h de sexta-feira, dia 14 de março. As impressionantes imagens, fruto de projeto que teve início em 2011 com o objetivo de documentar uma das regiões mais belas e frias do Brasil, conquistaram a 2ª colocação na categoria júri oficial em concurso realizado pela Aliança Francesa em 2013.

A exposição conta com 14 fotografias impressas em impressora jato de tinta no padrão fine-art, com tinta pigmentada no papel CansonBarytaPhotographique 310g, impressas pelo próprio fotógrafo em seu laboratório. Tamanho das impressões 60x40cm e panorâmicas 82x34cm e 84x16cm. O ensaio premiado está disponível no site www.rioaliancafrancesa.com.br.

A mostra, que segue até 2 de abril, marca a nova fase da Galeria Portfolio, iniciada em 2014 e estabelecida para celebrar os cinco anos de atividades do espaço. Para este ano, está programado um total de 12 exposições que fomentarão a valorização da fotografia local, bem como projetarão nacionalmente os profissionais daqui. Segundo o diretor Nilo Biazzetto Neto, a cada três semanas será realizada uma nova exposição, com comercialização das imagens. “Os dez fotógrafos selecionados para essa fase inicial da Galeria atuarão como representantes por meio de exposições, cursos e bate-papos também fora da Galeria”, diz Nilo.


Lucas Pontes

Natural de Varginha (MG), ele mora em Curitiba desde 1989. É geógrafo formado pela UFPR, com especialização em conservação da natureza em diversos biomas do Brasil. Começou a fotografar em 2002, e em 2008 venceu seu primeiro concurso, o qual fortaleceu sua decisão para se dedicar àFotografia. Desde então, vem produzindo constantemente e participando de diversos cursos, workshops e festivais de fotografia com as principais referências do Brasil e do mundo em suas áreas de interesse.

Atualmente, Lucas se dedica a projetos de longa duração com foco na documentação e conscientização da população sobre a importância da preservação das paisagens e das culturas populares.A mudança de pontos de vista da população sobre determinados temas é seu objetivo, seja na documentação de paisagens e natureza exuberante,seja no registro da beleza do ser humano, mesmo que em condição desfavorável.

Premiações em Concursos:
- Menção Honrosa no concurso internacional 8º The NatureConservancyPhotoContest 2013, único brasileiro dentre mais de 16.000 mil fotografias incritas;
- 2º Lugar no 5º Concurso Franco-Brasileiro Prix Photo Web 2013 da Aliança Francesa com o ensaio Serra Catarinense;
- Teve 5 fotos finalistas no 8 e 9 Salão Nacional de Fotografia Persio Galembeck 2011 e 2012;
- Recebeu menção honrosa no concurso A Cor do Brasil da V Maratona Fotográfica de Curitiba, 2012;
- Vencedor do Concurso Nacional da Embaixada Americana do Brasil em 2008



Está interessado nesta Exposição?

Nos informe seus dados, e assim que possível lhe retornaremos:


*Campos Obrigatórios