Portfolio - Escola de Fotografia

Área do Aluno

Workshop Universo da Cor
nos 80 anos de WALTER FIRMO


Workshop Universo da Cor

16, 17 e 18 de março

O Mestre da Cor está de volta. Após cerca de 3 anos sem realizar um curso em Curitiba, Walter Firmo volta à cidade para um workshop bastante especial. No alto de seus 80 anos, já caminhando para os 81, Firmo vive um belo momento em sua vida pessoal e profissional. Com a disposição de um verdadeiro adolescente, estará apresentando um pouco de sua trajetória, seus trabalhos e sua forma colorida de ver o mundo. Num final de semana de muita conversa e intensa produção fotográfica, os participantes terão a oportunidade de conviver com este que, certamente é um dos maiores nomes da história da fotografia brasileira.

Walter Firmo:  próximo de completar 81 anos de vida, aclamado como um dos mais importantes autores a trabalhar com fotografia colorida no Brasil, e um dos primeiros a valorizar e divulgar a contribuição da cultura negra em seu trabalho, Firmo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1937. Autodidata, começou a carreira no jornal carioca Última Hora, em 1957, passando a colaborar com o Jornal do Brasil em 1960. Cinco anos mais tarde integrou a equipe inaugural da revista Realidade, que o tornou nacionalmente conhecido. Depois de trabalhar para diversas publicações da Bloch Editores, criou em 1973 a agência Câmara Três, em associação com Sebastião Barbosa e Claus Meyer, mas a deixou no ano seguinte para fotografar para a sucursal da revista Veja no Rio de Janeiro. Foi diretor do Instituto Nacional da Fotografia da Fundação Nacional de Arte no período compreendido entre 1986 e 1991. Com a extinção do INFoto no governo Collor, foi reintegrado em 1994, passando a atuar na nova Área de Fotografia da Funarte, pela qual se aposentou em 2007. Publicou os livros: Walter Firmo: Antologia Fotográfica (1989); Nas Trilhas do Rosa (1996); Paris: Paradas Sobre Imagens (2005); Brasil: Imagens da Terra e do Povo (2009). Ganhador do prêmio Esso de reportagem de 1963, pela série de cinco reportagens “Cem dias na Amazônia de ninguém”, foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia Nikon, conquistando ainda o Prêmio Golfinho de Ouro concedido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em 1985.

Datas/Horários: 

Sexta 16-03 das19:30h às 22h 
- Apresentação da trajetória de Firmo e dos autores que são referência para sua produção fotográfica desde o princípio até os dias atuais.
- Projeção fotográfica sobre o Universo da Cor de Walter Firmo

Sábado 17-03 das 9h às 18h
- Encontro no centro da cidade;
- Bate-papo com orientações antes da saída;
- Dia todo de produção fotográfica pelas ruas de Curitiba, sob orientação de Walter Firmo;

Domingo 18-03 das 9:30h às 12:30h
Análise dos trabalhos produzidos durante o sábado

Valores:

R$ 680,00 a vista ou em 3 parcelas de R$ 260,00

Inscrição online:

Valor(es) para inscrição online:

Fotos:

Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor Workshop Universo da Cor

Está interessado neste Curso?

Nos informe seus dados, e assim que possível lhe retornaremos:


*Campos Obrigatórios