Portfolio - Escola de Fotografia

Área do Aluno

VI Workshop Liberdade Fotográfica
Fotografia de Cidades - México 2017


VI Workshop Liberdade Fotográfica

Devido ao período de grandes dificuldades no qual o México se encontra, causadas pela série de recentes terremotos, a Portfolio optou por transferir para 2018 a 6ª edição do workshop de Fotografia de Cidades (Liberdade Fotográfica).A viagem será entre os dias 5 e 20 de maio, com passagem por três cidades que são Patrimônio Histórico da Humanidade: Puebla, Cidade do México e Campeche. E ainda há últimas vagas para quem se interessar.

No exterior, o grupo irá trabalhar em diversos caminhos que envolvem uma viagem fotográfica como esta: retratos de rua, paisagens urbanas, gastronomia, cultura local, história, boemia, diferentes horários de luz, etc. Durante o curso, os alunos recebem temas diários para serem desenvolvidos. Os temas irão crescer em complexidade com o decorrer da viagem. Sempre seguindo os conceitos da Liberdade Fotográfica, o workshop já esteve em diversas cidades no Uruguai (Montevidéu e Coloniadel Sacramento), Argentina (Buenos Aires), Chile (Santiago e Valparaiso) , Colômbia (Bogotá) , Peru (Lima e Cusco) e cidades históricas de Minas Gerais.

O curso e a viagem serão orientados pelo fotógrafo Nilo Biazzetto Neto, diretor da Portfolio e que em 2018 completa 24 anos de fotografia. Desde o início da carreira, desenvolve um trabalho pessoal intenso sobre a rua e as cidades. O conceito da Liberdade Fotográfica defende a mescla de várias artes e experiências na formação do olhar do fotógrafo. E a cidade, a rua, é onde tudo acontece. Lá estão as artes e os artistas populares, a gastronomia, a música, a pintura, a história, a própria vida. O resultado dessa viagem será apresentado numa bela exposição fotográfica na MURO GALERIA, na Portfolio em Curitiba.

 

Nilo Biazzetto Neto

 

Nascido em Curitiba, começou a fotografar durante a faculdade de Publicidade e Propaganda na PUC-PR, em 1994. Em 1998, fundou a Portfolio Escola de Fotografia. Profissionalmente, atuou no mercado publicitário por 15 anos, mas hoje de maneira mais intensa com a fotografia de gastronomia. Desde 2008, vem se dedicando aos projetos autorais, já tendo realizado diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Uruguai, Argentina ,Portugal, Equador, Bogotá e Medelin. Em 2009, inaugurou a Galeria Portfolio, onde também atua como curador do espaço, já tendo realizado diversas exposições de grandes fotógrafos brasileiros. Em 2015 lançou o Livro Olhares, com o resultado dos primeiros anos de exposições da Galeria. Em 2016 lançou seu primeiro livro pessoal, PRIMÁRIAS, uma coleção dedicada à liberdade e às cores.

 

Roteiro:

Sábado, 28 de outubro
VIAGEM À CIDADE DO MÉXICO - Saída de Curitiba
Obs: alunos de outras cidades poderão se unir ao grupo diretamente em São Paulo ou mesmo no México.
 

29/10:
Desembarque na Cidade do México e Transfer para PUEBLA.
 

PUEBLA - HOTEL NUEVA LUNA De 29/10 a 01/11 - Exploração Fotográfica da cidade de PUEBLA
Puebla, cidade dos anjos. Apelidada “O Relicário da América” por sua beleza arquitetônica, a cidade de Puebla foi, segundo a lenda, criada e traçada por anjos para ser desfrutada por mortais. Foi nomeada Patrimônio Histórico por seus magníficos monumentos de arquitetura colonial espanhola.

Durante nossa estadia em Puebla podermos visitar suas ruas centrais entre construções, fachadas, jardins e balcões que refletem a história e a passagem dos anos. Arte de rua, música, gastronomia, retratos, diversos horários de luz, mercados, dentre outros temas a serem abrodados. Pela noite, sairemos a percorrer a chamada Angelópolis, que conta com ampla variedade de cafeterias, bares e outros espaços que ditam a boemia contemporânea da cidade, muitas vezes acompanhada do som dos tradicionais mariachis.


01/11
8h: café da manhã no hotel
9:30h: saída para a Cidade do México
Almoço e tarde de reconhecimento da região e planejamento dos dias na Cidade do México
 

CIDADE DO MÉXICO: HOTEL ROYAL REFORMA
02/11:

Dia dos Mortos na Cidade do México. Produção fotográfica sobre a mais colorida e tradicional
festa popular mexicana. Dia nas ruas.


03 a 06/11:
Exploração fotográfica da Cidade do México
Sede dos poderes federais da República Mexicana, o Distrito Federal é uma das cidades mais antigas da América. Obteve o reconhecimento de Cidade Patrimônio em 1987 graças a seu Centro Histórico e seu Parque Nacional Xochimilco. O Centro Histórico, chamado o coração da cidade, foi reconhecido por seu valor histórico e cultural, ao ser um exemplo sem igual de assentamento urbano e por constatar a fusão de duas culturas em seus edifícios, casas, ruas e catedrais. Por sua parte, Xochimilco ostenta o título de Patrimônio da Humanidade por suas chinampas (jardins flutuantes ou pequenas áreas de terra fértil na superfície de lagos) nos quais demostram o excepcional trabalho de seus antigos habitantes para construir seu hábitatem um território pouco favorável.

Durante os dias na Cidade do México iremos caminhar pelo centro da cidade, visitando alguns dos monumentos históricos como o Palácio de Bellas Artes, o Templo Mayor, zona arqueológica da capital dopaís, o Palácio Nacional e suas ruas envoltas de história e urbanização. Iremos explorar foto graficamente a cultura e arte local, arquitetura, a boemia, os retratos urbanos, os mais diversos horários de luz, a bela e  intensa noite mexicana, dentre inúmeros outros temas a serem abordados.

Um dos diferenciais do workshop deste ano será a possibilidade de fotografarmos durante o Dia dos Mortos, que é um a celebração de origem indígena que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus  parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos. Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.


07/11:
Café da Manhã no hotel
Viagem: Cidade do México - Campeche (Aeromexico)
Reconhecimento da Cidade

CAMPECHE: HOTEL PLAZA COLONIAL
08 a 10/11:
Exploração Fotográfica da cidade de Campeche
San Francisco de Campeche fundada em 1540 e situada às margens do Golfo do México, foi reconhecida pela UNESCO em dezembro de 1999 como “Cidade histórica fortificada de Campeche”. Foi nomeada graças a suas edificações representativas da arquitetura militar dos séculos XVII e XVIII; suas vivendas tradicionais com influência andaluz e caribenha, e seumodelo de urbanização de uma cidade colonial barroca. Única cidade emparedada do México, Campeche tem 500 metros de muralha, duas portas, dois fortes e oito baluartes, que são construções defensivas em forma pentagonal.

Durante os dias nessa cidade percorrer emos o centro histórico observando a colorida decoração de suas casas entre suas alinhadas ruas que estão cheias de lendas e histórias. Vamos explorar questões como a arte local, cultura, música, retratos do povo, arquitetura, boemia, amanhecer, entardecer e especialmente o mar. A deliciosa e fotográfica gastronomia com seus coquetéis de camarão, camarões ao coco e a tradicional sopa de lima. Além de visitar alguns dos principais fortes, como o Forte de San José, de San Miguel e de San Francisco, os principais baluartes como o de San Juan, San Carlos, Santa Rosa e outros que atualmente são como salas de exposição, jardim botânico, museus, galerias, etc.


Dia 10/11: Noite de Confraternização e encerramento da Viagem
11/11: Retorno ao Brasil
12/11: Chegada ao Brasil

Valores:

VALOR DO WORKSHOP:
4 parcelas de R$320,00 no cartão de crédito
10% de desconto para alunos e ex-alunos Portfolio
Obs.: valor a ser pago diretamente à Escola Portfolio até outubro de 2017

VALORES DA VIAGEM
PACOTE TERRESTRE:
Valor por pessoa em apto duplo: USD 1174,00
Valor por pessoa em apto single: USD 1905,00
Forma de Pagamento: 15% de entrada e o saldo em até 10X sem juros no cartão de crédito.

PASSAGENS AÉREAS
AEROMÉXICO
São Paulo - Cidade do México
Cidade do México - Campeche
Campeche - Cidade do México
Cidade do México - São Paulo

VALOR DA TARIFA: USD 984.00
TARIFA EQUIVALENTE: BRL 3044.39
TAXAS: BRL 561.09
VALOR TOTAL: BRL 3.605,48
Forma de Pagamento: em até 10X sem juros no cartão de crédito.
Obs.: existe a possibilidade de uso de milhas e os valores das passagens aéreas dependerão da cidade de
onde cada alunos estará partindo.

Todos os detalhes e pagamentos da viagem deverão ser realizados diretamente com nossa agente de viagens: Marcia Juliana Alle Grima Chiquito PersonalTravel Tour de Marjuli – Consultoria em Viagens e Turismo
Cel: (41) 9124-8749/ (41) 9811-2500
www.tourdemarjuli.com.br

Fotos:

VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica VI Workshop Liberdade Fotográfica

Está interessado neste Curso?

Nos informe seus dados, e assim que possível lhe retornaremos:


*Campos Obrigatórios