Portfolio - Escola de Fotografia

Área do Aluno

Conheça a escola

Mais do que uma referência nacional no ensino da fotografia, a Escola Portfolio é um lar para alunos e amigos, um espaço que respira cultura. Fundada em 1998, desde o ano 2000, ela está localizada na casa familiar de mais de 60 anos de história que foi erguida pelo avô do fotógrafo Nilo Biazzetto Neto. Trata-se de uma das poucas construções originais que ainda não se transformaram em edifício na região do Centro Cívico.

Na cozinha há sempre um café fresco, bolachas, às vezes um bolinho, pipoca e pinhão dependendo da época do ano. O jardim é um atrativo à parte, com seu charmoso redário, a vaca magra (obra do querido amigo Juliano Grus) e a Araucária sexagenária que testemunhou o crescimento do bairro. Sem falar na bela horta cheia de cores e sabores, cultivada pelo ‘seu Valdemar’, e que muitas vezes serve como fonte de temperos para os preparos que acontecem por aqui, pois muitas vezes, a gastronomia também faz parte do cotidiano da escola.

A escola tem direção de Nilo Biazzetto Neto e Simone Biazzetto (Nilo e Si) que contam com a colaboração dos sempre prestativos e proativos Lu, Gabriel e Digão. Os cursos regulares da escola têm à frente grandes fotógrafos e queridos professores como o Cleber, o Gero, o Rodrigo, a Michelle, o Johann, o Rafael, dentre outros que muitas vezes contribuem por aqui. Sempre com muita independência e liberdade para criar, propor novos caminhos e transformar suas aulas em experiências únicas. Cada um leva para dentro da sala de aula sua história, sua bagagem, seu conhecimento e vivência pessoal. Isso se deve à identidade mutante, inovadora e ousada da escola, que tem como norte a Liberdade Fotográfica, conceito desenvolvido e defendido por Nilo há mais de 10 anos. Aqui, o aluno jamais encontrará uma filosofia educacional engessada. Pelo contrário, a Portfolio se renova sempre, reinventa-se sem medo da mudança.

Pelo menos uma vez por mês, a Galeria Portfolio traz ao público uma exposição de altíssima qualidade, com grandes nomes da fotografia nacional e também com a valorização verdadeira de talentos locais.O espaço foi muito bem pensado e nada deixa a desejar a qualquer outra galeria de NY, Londres ou Lyon na França, de onde foram trazidas as inspirações e conceitos para sua composição. Cada vez é maior o número de apreciadores de arte prestigiando suas mostras, e aproveitando para degustar o já famoso risoto vegetariano do Nilo, acompanhado de uma boa taça de vinho.

Além dos cursos regulares, a Portfolio está conectada aos mais diversos públicos. Os workshops que sempre acontecem na escola, buscam trazer desde a discussão de áreas da fotografia documental e contemporânea, até assuntos de interesse mais específicos, como a macrofotografia, foto de surf, skate, moda, gastronomia dentre outros. A partir de 2015, a Portfolio passa a oferecer cursos regulares destinados à 3ª idade, crianças e adolescentes. Também serão realizadas saídas fotográficas noturnas, passeios e viagens fotográficas, sem falar na mistura de outras artes em eventos como o “Duvida?”, que em 2014 reuniu artistas de diversos calibres, inclusive de outros estados para um riquíssimo intercâmbio de experiências. Assim é a Escola Portfolio: um espaço em harmonia com Curitiba, cidade em mutação, de grande movimentação cultural e qualidade de vida. Arte, cultura e fotografia para todos.

Fotos: